A NOSSA HISTÓRIA
A Obô Vanilla é uma marca portuguesa que nasceu em São Tomé e Príncipe. Inspirados pela enorme biodiversidade do Parque Obô, que dá nome à nossa marca, dois amigos resolveram criar este projeto em 2019. A sua missão trazer até à Europa as melhores especiarias destas ilhas que aliadas a um clima, fauna e flora singulares e ao facto de serem desenvolvidas em pequenas produções locais desenvolvem características aromáticas únicas.
Inicialmente este projeto dedicava-se em exclusivo à produção de baunilha, contudo, com o passar do tempo e com a descoberta de outros produtos de elevadas características gastronómicas, fomos aumentando o nosso portefólio, mantendo sempre o nosso pilar essencial, a baunilha.
A nossa empresa dedica-se atualmente à produção de baunilha e da canela do obô e à compra dos demais produtos comercializados aos produtores locais, tendo estes origem numa agricultura ecológica que visa o desenvolvimento sustentável dos nossos parceiros.
MISSÃO E VALORES
- Produzimos de forma artesanal em harmonia com a floresta, em pequenas culturas, para garantir a menor pegada na floresta e a elevada qualidade dos nossos produtos.
- Privilegiamos o comercio local em São Tomé e Príncipe, justo e equilibrado, através de parcerias com pequenos agricultores, os quais apoiamos na criação e desenvolvimento das suas culturas, criando assim sustento e melhores condições de vida aos agregados familiares locais.
- Perseguimos a sustentabilidade: na obtenção das matérias-primas, na produção, no transporte e embalamento.
- As nossas embalagens são maioritariamente compostas por papel ou cartão reciclado, metal e vidro, que podem ser reutilizados ou reciclados. O plástico é evitado a todo o custo e só aparece quando não há alternativas viáveis.
- Acreditamos num mundo em que o equilíbrio com a natureza é uma realidade, por isso temos produtos eco-friendly para, em conjunto convosco, procurarmos fazer "a nossa parte".
- Fazemos o que está ao nosso alcance por criar um futuro melhor e mais sustentável, onde a proteção da natureza e da saúde física e mental é uma prioridade bem como, o fomento das melhores condições de vida das gentes de São Tomé e Príncipe.
FUNDADORES
Pedro Santana, formado em Ciências Militares Navais, teve o seu primeiro contacto com São Tomé e Principie em 2016, país onde regressou para viver durante um ano em 2018. Nessa sua segunda visita a São Tomé levava na bagagem a ideia de desenvolver um novo projeto a Obô Tea, que acabou por não se concretizar por motivos logísticos. Como na adversidade surge a oportunidade, e após alguns meses de contacto e desenvolvimento do conhecimento sobre as Ilhas, desafia João Cardoso para este projeto e assim nasceu a Obô Vanilla.
Atualmente concilia as funções profissionais de militar, com o desenvolvimento deste projeto nas áreas da gestão, produção e apoio ao cliente HORECA.
João Cardoso, militar de profissão, sempre apaixonado por novos desafios e oportunidades que lhe permitam fortalecer o seu conhecimento, em 2018 embarca para São Tomé e Príncipe para uma nova missão, onde esperava não estar mais de seis meses, contudo devido a alterações da missão em que se inseria, esses seis meses passaram a catorze. Motivo que o levou a desenvolver um enorme conhecimento sobre as ilhas, suas gentes e culturas e a conhecer Pedro Santana que o convidou para lançar este projeto.
Atualmente concilia as funções profissionais de militar, com o desenvolvimento deste projeto nas áreas da logística, produção e apoio ao cliente do canal doméstico.
Acreditamos que através do bem, da palavra e do equilíbrio, podemos desenvolver um mundo melhor sendo essas as premissas do nosso projeto.
EQUIPA
A Obô Vanilla conta ainda com uma vasta equipa de trabalhadores e colaboradores, em especial em São Tomé, onde contamos em permanência com o nosso responsável local e o nosso consultor técnico, que em conjunto prestam todo o auxilio e acompanhamento dos agricultores e suas culturas que trabalham em exclusivo para nós. Além destes, contamos ainda sazonalmente com diversas pessoas e entidades que nos apoiam localmente.